domingo, 20 de dezembro de 2009

O Natal - experimentado

É a época de dar e receber. Dizem uns. É a época do consumismo. Dizem outros.
Todos vemos luzes nas ruas, luzes que fazem sonhar, luzes que fazem sorrir, luzes que fazem com que o frio que se sente pareça mais quente. Luzes. Iluminam-te a alma?
-Iluminam, porque penso que ainda há aquelas pessoas que se vestem a rigor para distribuir uma sopa quente por quem não tem. Para essas pessoas (qual coração grande!) é Natal todos os dias.
-Iluminam, porque sei que quando pus aquelas latas de comida e aqueles pacotes de arroz e massa no saco do Banco Alimentar contra a fome, vou fazer com que alguém sorria, um dia destes, nesta época.
-Iluminam, porque há quem aproveite para pedir desculpa, usando o pretexto de que é Natal e devemos estar de bem com quem gostamos.
Mas a vida não são só luzes.
Ser capaz de deitar 0,01€ ao chão e dizer "Bah, não serve pra nada!" e ao mesmo tempo não ser capaz de dar 0,01€ a alguém que precisa, não é ser coerente! Não é deixar que as luzes do Natal nos iluminem. Um cêntimo junto a muitos outros cêntimos vão ajudar algures, alguém que não tem a sorte de ter uma lareira acesa.
O Natal é símbolo de esperança. Muitas pessoas tentam ajudar os outros para se redimir consigo mesmas.
Voltando às luzes. Elas fazem os meus olhos reluzir como se eu estivesse em frente a uma fogueira.
Lembro-me do pior Natal da minha vida. Ele chegou bêbado a casa, atirou o prato das tradicionais batatas à parede, bateu nela e em nós. Chorei a noite toda. Não acreditei mais no Natal.
Gosto de receber um presente (todos gostámos) mas quando me perguntam o que quero para o Natal, eu nunca sei.
Se me puderem dar um dia de paz. Eu agradeço e fico tão feliz como se tivesse recebido o que nunca pensei ter.
Paz. O Natal é símbolo de paz! Sinto muito intensamente quando tenho paz em mim. Não imaginam! É tão intenso que sorrio sozinha no meu cantinho.
Gosto do simbolismo que lhe deram. Faz parecer a humanidade um pouco mais humana.
Gosto de comprar os bombons para a minha mãe que diz sempre que não era preciso mas com o sorriso de quem gostou do miminho. Mãe. Inevitavelmente se associa o Natal a maternidade, não viesse a palavra Natal de nascimento. Mãe. O Natal é da família.
Lembro-me dos melhores Natais da minha vida. Uma mesa cheia de gente, o meu avê com aquele rosto que nunca vou esquecer e eu a sorrir porque ganhei rebuçados a jogar ao par ou ímpar com a avó.
Amor. Amor. Amor. Deveria ser o motivo que move o mundo, mas não é. Amor. Amor.
É Natal, vamos amar.
É Natal, vamos reunir a família.
É Natal, vamos dar paz a alguém.
É Natal, vamos celebrar o bom que há em sermos humanos que é podermos ajudar os mais desfavorecidos.
É Natal, vamos iluminar a vida de alguém com um sorriso, iluminar as nossas casas porque aquece a alma.
É Natal, vamos ter esperança que melhores dias virão.
A grande festa do ano.
É Natal! Vamos vivê-lo!




1 comentário:

Brown Eyes disse...

Um post muito humano em que o amor salta a cada palavra. Um bom natal para ti, com muita paz, amor e saúde. Que mais podemos desejar?
Beijinhos